Bia Bier na Revista Bianchini
- Fabiana Büll Haik
- 13 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Essa semana tive o prazer de receber um convite para fazer parte do conteúdo da Revista Bianchini, uma revista super renomada da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.
O assunto? Claro! Cervejas! A reportagem sairá na Revista Bianchini edição de Setembro, e aproveito o blog pra contar um pouco sobre esse projeto que já é realidade!
A ideia de criar a Bia Bier é compartilhar conhecimentos que adquiri ao longo dos últimos anos.
Você já deve ter assistido na home do site, o vídeo onde conto como tudo começou...e fui isso mesmo! Quis contar ali, que qualquer pessoa pode fazer cerveja em casa, basta apenas vontade e alguém que possa ajudar.
Como todos os cursos que fiz, e sempre repito isso, a maioria das pessoas eram homens, e claro, por mais que o assunto seja cerveja numa sala de aula, onde se têm apenas homens, nós mulheres não nos sentimos tão confortáveis assim não é mesmo? Nada contra eles, até porque, meu grande incentivador é meu marido! Mas...foi por isso que surgiu essa ideia!
O curso Bia Bier é assim! Um grupo de mulheres, entre 20 e 30 pessoas no máximo por turma, onde trocaremos experiências e aprenderemos juntas sobre o quanto é bom fazer cerveja em casa.
Pessoas que formam novos relacionamentos estão em contato com as mais variadas opiniões e hábitos. Essa construção do networking deve ser constante. Isso estimula a inteligência, a criatividade e expande a visão. E é por isso que não é só fazer cerveja, é muito mais do que isso!
Só a título de informação, eram as mulheres que fabricavam as cervejas há milhares e milhares de anos. Enquanto os homens iam à caça, as mulheres eram as responsáveis por produzirem o alimento. E cerveja foi como o pão, um dos primeiros alimentos da humanidade. E não é a toa, que a cerveja por muitas vezes é compara ao pão...ao pão líquido.
E de volta às origens, serão nestes dois dias de curso, num final de semana, que entenderemos o quão prazeroso é produzir a cerveja de forma artesanal, na panela e no fogão de nossas casas.

O curso é dividido assim:
Primeiro dia:
Teoria e degustação de cervejas especiais
História da cerveja
CAFÉ DA MANHÃ
Matéria prima: Água – Malte – Lúpulo e Levedura (demonstração das matérias primas em aula)
Ales, Lagers e Lambic - Degustação de Cerveja
ALMOÇO
Escolas Cervejeiras – Franco Belga – Inglesa – Alemã – Americana – Degustação de 8 rótulos de cervejas
Sabores básicos: Doce – Salgado – Amargo – Azedo – Umami – Gordura (ácidos graxos)
Noções de Harmonização
BEER BREAK
Análise sensorial da Cerveja – visão – audição – paladar – tato – olfato
Segundo dia:
Teoria e prática (Café da manhã, almoço e beer break também estão incluso neste dia)
Equipamentos
Ingredientes
Moagem
Mosturação
Filtração/Clarificação
Lavagem
Fervura
Resfriamento
Aeração
Inoculação
Fermentação
Maturação
Envase
Todas as alunas receberão no momento da inscrição um Cap, um avental, duas taças, apostila e certificado de participação.
Ah, e antes de finalizar, agradeço ao carinho de toda a equipe da Revista Bianchini! Obrigada!
Comments