Mais do que um Festival de Cervejas! Um casamento!
- Fabiana Büll Haik
- 3 de out. de 2015
- 3 min de leitura
Estamos em Outubro! E que nem diz meu enteado Guilherme, “Outubro ou nada!”
Brincadeiras a parte, mas Outubro é um mês especial na Alemanha. Isso porque acontece a maior festa do país relacionada a cerveja: a Oktoberfest!
Mas você sabe por que a festa é realizada?

Até hoje a Oktoberfest acontece neste parque, no Therensienwiese.
Na verdade, tudo começou a mais de 200 anos atrás, em 1810, quando o "futuro" Rei Ludwig I (e digo futuro rei, pois seu Reinado aconteceu entre 13 de outubro de 1825 a 20 de março de 1848), casou-se com a Princesa Teresa da Saxônia (Teresa de Saxe-Hildburghausen).
Teresa era uma mulher apaixonada por seu marido, e o Rei Ludwig I, era um homem “mulherengo”, onde tinha todas as mulheres aos seus pés! Durante os casos extraconjugais do marido, Teresa sofreu, mas continuou amando-o, e não tolerava a ideia de se socializar com as suas amantes. Mesmo assim, Teresa e o Rei Ludwig I, tiveram nove filhos.

Então, quando foi no dia 17 de Outubro de 1810, para comemorar o casamento de Teresa e Ludwig I, uma corrida de cavalos foi organizada. A festa aconteceu em um parque, em Munique. O nome do parque foi batizado como Therensienwiese, que na tradução do português seria “O Gramado de Teresa” logicamente em homenagem a noiva.
Anos se passaram e a festa em homenagem ao casamento do Rei Ludwig I e sua esposa Teresa, foi comemorada durante todos os anos sequentes. A festa foi a cada ano ganhando novas dimensões e em 1840, após 30 anos do casamento, o primeiro trem transportando visitantes para o evento, chegou à cidade de Munique.
Com a chegada de visitantes, a festa foi a cada ano se tornando mais “profissional” e com isso, foram montando barracas, e organizando dentro da festa, diversas outras atrações.
Ao lado, a foto do Rei Ludwig I.
O curioso de tudo isso é que naquela época a cerveja ainda não fazia parte da festa. A cerveja só começou mesmo a ser servida nas comemorações do Casamento do Rei, em 1918. Quase 100 anos depois.
Durante alguns anos, a Oktoberfest deixou de ser comemorada, em função da Guerra e da epidemia da cólera. Com isso, 25 edições deixaram de serem comemoradas.
A partir de 1945 as edições foram ininterruptas e o festival de Munique é o maior do mundo. Mais uma vez, a curiosidade bateu e o festival de Munique passou a ter início em Setembro, soando estranho o nome Oktoberfesf.
A mudança de datas ocorreu anos após o surgimento da festa, em 1972, quando os organizadores decidiram antecipar as comemorações para aproveitarem as noites um pouco mais quentes do mês de Setembro. Desde então a festa começa no final de setembro, seguindo até o começo de outubro.
Este ano, a Oktoberfest de Munique começou no dia 19 de Setembro e vai até o dia 04 de Outubro.

Para se ter uma ideia, para este ano, é esperada a presença de mais de 10 milhões de pessoas, capazes de
consumirem até 7 milhões de litros de cerveja.
Agora, você já sabe! Quando for a Munique, propriamente na Oktoberfest, lembre-se: mais do que um Festival de Cervejas, é uma comemoração de um casamento, realizado a mais de 200 anos atrás!
Ao lado a foto da Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen
Comments